top of page

Uerj promove manifesto-show no próximo dia 06

  • bixcoitodiario
  • 29 de mai. de 2019
  • 2 min de leitura

Por Hugo Nascimento


Evento "Balbúrdia" é pela permanência da política de cotas para negros e contra os cortes na educação


A Divisão de Teatro da Uerj - DIV Teatro/Decult promove o evento "Balbúrdia", manifesto-show contra as medidas de corte de investimentos na educação que vêm sendo propostas e já adotadas pelo Ministério da Educação - MEC e contra a extinção do sistema de cotas raciais da Uerj, sugerida deputado Rodrigo Amorim, do Partido Social Liberal - PSL.

O nome do evento, "Balbúrdia" é uma ironia à fala do atual ministro da Educação Abraham Weintraub, quando em entrevista, disse que o MEC cortaria verbas de Universidades públicas que não apresentarem desempenho acadêmico esperado e estiverem promovendo o que o ministro definiu como "balbúrdia".


Segundo ele, as Universidades que, no lugar de procurar melhorar o desempenho acadêmico, estiverem fazendo balbúrdia, terão suas verbas reduzidas.

A "balbúrdia" definida por Weintraub são os eventos políticos que tem acontecido nas Universidades do país, com manifestações partidárias e festas, segundo ele, inadequadas ao ambiente universitário. "Sem-terra e gente pelada dentro do campus", completou.

O ministro ainda disse que as Universidades devem estar com dinheiro sobrando para promover essas "bagunças".


Além da declaração de Weintraub, outro fato que motivou o manifesto-show é a proposta do deputado Rodrigo Amorim (PSL), que  protocolou no dia 08 de maior na Alerj, o projeto de lei 470/2019 que pretende encerrar o sistema de cotas para o ingresso nas universidades estaduais no Estado do Rio de Janeiro.


A Uerj foi a primeira Universidade do Brasil a admitir alunos sob o sistema de cotas, em 2004, e tem em seus resultados, comprovação que a evasão de alunos  cotaistas é menor do que aqueles ingressantes pela ampla concorrência.

Alunos da Universidade juntamente com o Departamento Cultural da Uerj - Decult, resolveram então, promover um evento a fim de chamar atenção para às situações de ameaça que a Universidade enfrente nesse momento.

O "Balbúrdia" contará exclusivamente com atrações de artistas negros, a fim de contrariar o discurso do ministro da Educação e dar lugar de fala a quem, de fato, entende a importância desse sistema.


Entre os convidados, artistas como Aparecido da Silva, BNegão, Nego Zu, Doralyce e Bia Ferreira, Tabatha Aquino e Kellvn, que se solidarizou com a causa desde o convite: "A luta é nossa e usar a minha arte pra contribuir é um compromisso", declarou.


Uma das organizadoras do evento, a estudante de Jornalismo e estagiária da Divisão de Teatro da Uerj, Larissa Ferreira, destaca a importância da Universidade se posicionar diante do cenário ameaçador que enfrenta: "É muito importante ocupar o espaço do teatro da UERJ, sendo o segundo maior palco de teatro da Cidade do Rio de Janeiro.

A UERJ tem uma representatividade e um histórico primordial quando estamos falando de políticas de ações afirmativas, pois foi a primeira Universidade Pública a implementar a política de cotas no vestibular.

Então a realização do Balbúrdia! Festival com o cunho a favor da Educação no Brasil e contra a PL 470/2019, é reivindicar um direito".

O "Balbúrdia" acontece no dia 06 de junho a partir das 18h no Teatro Odylo Costa Filho, Campus Maracanã - São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro.

A entrada é gratuita e o evento é sujeito à lotação. 

Comments


© 2019 por Bixcoito Diário. Todos os direitos reservados. 

Quem somos

Site criado pelos alunos de jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro para a disciplina de Laboratório de Jornalismo de Plataformas Digitais.

bottom of page