Revitalização da Praça Tiradentes através da cultura
- bixcoitodiario
- 8 de mai. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 14 de mai. de 2019
Feira promovida por estabelecimentos no entorno da praça estimulam a revitalização do local.
Por Rayssa Cavalcanti

Créditos: Rayssa Cavalcanti
Feira Tiradentes Cultural, no centro do Rio.
Aconteceu neste último sábado, dia 4, a feira “Tiradentes Cultural”, realizada na praça Tiradentes no centro do Rio de Janeiro. O evento é uma iniciativa de estabelecimentos localizados no entorno da região com o intuito de promover a revitalização da área.
Este, foi o quarto ano de realização do evento que contou com diversas atrações gastronômicas indo desde o conhecido pastel com caldo de cana até o inusitado hambúrguer vegano. As bebidas disponíveis também contaram com uma grande variedade de confecções artesanais além dos tradicionais rótulos industrializados.
As atrações culturais ficaram por conta das apresentações do grupo de dança CCC, do quarteto flamenco Jazz e da banda Stôppa e Céu de Pedra. Além das barracas que compõe o CRIA, conjunto de 18 expositores que apresentam peças relacionadas a arte, cultura e design.
A produtora e organizadora do evento, Valéria Lima, conta que a iniciativa da rede Tiradentes Cultural, partiu da ex diretora do Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Izabela Pucu, ao ver que a Praça Tiradentes, mesmo depois da retirada das grades, continuava abandonada, tendo somente a presença dos moradores de rua. Ela, então, resolveu chamar todos os responsáveis pelos estabelecimentos no entorno da Praça para realizarem o evento, a fim de revitalizá-la.
Junto com Paula Camargo, do Centro Carioca de Design, Sérgio Barrenechea, da Escola de Música Villa Lobos, Rodrigo Santana, chef e dono do refeitório na Rodrigues Freire e outros. Valéria conta que eles começaram sem estrutura para o evento, com apenas 5 ou 6 barracas e, que foi Rodrigo Santana que teve a ideia de juntar feira, gastronomia e food truck. Hoje, são 22 barracas de gastronomia no evento. Valeria ainda diz: “o que a gente quer é que a Praça Tiradentes seja realmente revitalizada, que esse movimento ajude nisso.”

“Estar em um coletivo de economia criativa onde você pode inovar e ter liberdade de expor o seu produto da melhor maneira possível, além de atrair pessoas para conhecer um espaço da cidade que ainda é tão pouco ocupado, é muito bom. A gente tem tanto lugar público que ainda não está ocupado com cultura.” disse Juliana Machado, expositora na feira.
Crédito: Rayssa Cavalcanti Juliana Machado, expositora na feira
Para Juliana, o evento além de ser uma oportunidade de vendas é também uma chance de interagir com outras pessoas e aproveitar as apresentações.

Letícia Moreno, expositora de ilustrações na feira desde Outubro do ano passado, diz: “é sempre bom ter o espaço em movimento. O centro do Rio de Janeiro é bem associado a um lugar de trabalho, então é bom você vir pelo menos um dia, no final de semana para conhecer outras partes. Visitar outras feiras, na baixada fluminense ou na região metropolitana, acabam com essa noção de que vir ao centro do Rio final de semana é perigoso.”
Crédito: Rayssa Cavalcanti Letícia Moreno e a mãe, expositora na feira
Em 2001, a área da Praça Tiradentes começou a passar por uma revitalização, segundo o site da Prefeitura do Rio. Entre as intervenções que ainda estão acontecendo, estão: a restauração do conjunto de esculturas da praça, restauração do Solar Visconde do Rio Seco e transformação de uso para abrigar Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, restauração de fachadas e telhados da Igreja do Santíssimo Sacramento, restauração e adaptação de uso para abrigar áreas de exposição de arte da Casa de Bidu Sayão, entre outras. As obras têm o objetivo de não só revitalizar a área, mas de também reurbanizar a Praça Tiradentes e as ruas do seu contorno.
O movimento rede Tiradentes Cultural, é totalmente colaborativo, e acontece todo primeiro sábado do mês de 12:00h às 20:00h na Praça Tiradentes.
Comentários