top of page

Depressão cresce no mundo e motivos podem ser diversos

  • bixcoitodiario
  • 12 de jun. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 24 de jun. de 2019

Brasil já é considerado o país mais depressivo da América Latina


Por: Davi Vasconcelos e Hugo Nascimento

O Brasil, conhecido como país do samba, carnaval e futebol, vem sendo identificado de forma bem diferente nos últimos anos. Toda essa alegria vem se transformando em brasileiros tristes e deprimidos.


Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país mais deprimido e ansioso de toda a América Latina. Mas, o que está causando toda essa melancolia nos Brasileiros?


Segundo a Psicóloga Marina Sá, a depressão é a consequência de alterações químicas que ocorrem no cérebro humano, quando este, deixa de produzir neurotransmissores como a dopamina, serotonina e endorfina. O sentimento de tristeza profunda e a oscilação de humor são consequências iniciais da baixa dessa produção.

Ou a depressão pode se abater no indivíduo de outra forma: a partir de fatores externos, como problemas de relacionamento, estresse ou a perda de uma pessoa próxima. Situações como essas podem causar grande bloqueio emocional de modo que a pessoa não consegue reagir, como aconteceu com Turíbio Abreu dos Santos (67), falecido em março deste ano em decorrência de uma depressão que se desencadeou a partir do falecimento de sua esposa, em 2015.


Em entrevista com Marlene Santos, irmã de Turíbio, a reportagem questionou a irmã sobre o perfil de Turíbio antes da doença. Marlene contou que o irmão durante toda a vida foi uma pessoa alto-astral, animada, e que lidava de maneira bastante controlada com os problemas da vida. Tinha sempre apetite bem aguçado e vivia cantarolando.

Quando esse quadro começou a mudar, em agosto de 2018, os primeiros sintomas percebidos pela irmã Marlene foi a diminuição drástica de apetite do irmão e seu desejo de se manter constantemente sozinho, uma vez que Turíbio sempre gostou de estar próximo às pessoas.



O estresse causado pela depressão desregula a composição química do cérebro, o que acarreta a desmotivação, grande característica da depressão.

Na Certidão de Óbito de Turíbio consta como causa de sua morte um infarto. Questionada sobre como a depressão pode causar a morte mas essa nomenclatura não é válida para fins burocráticos, Sá explicou.


Tratando a depressão


No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza diagnóstico, encaminhamento e tratamento através de sua Área Básica, ou seja, postos de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais credenciados como o Hospital Federal de Bonsucesso e o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, mais conhecido como o Hospital do Fundão, administrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Já especificamente no Rio de Janeiro, os Cariocas podem contar com o apoio do Centro de Desenvolvimento do Homem, o Anthropos, localizado na Zona Sul da cidade, no bairro de Botafogo.

“O Anthropos nasceu de uma necessidade, pois na educação não encontrávamos algo útil para transformarmos a vida do ser humano, numa perspectiva de saúde, felicidade, música, artes e filosofia. Neste momento, decidimos dar cursos de formação a terapeutas que estivessem sensíveis ao ato criativo nestas áreas das ciências humanas. ” Declara Sá, uma das fundadoras do centro, que teve sua carreira iniciada como professora e migrou para a Psicologia ao identificar tais necessidades no desenvolvimento das crianças.


O instituto, que conta com mais de 30 anos de experiência em atendimento psicológico, além de realizar atendimentos clínicos a preços populares para todas as idades, promove atividades paralelas durante todo o tratamento, como cine-debate, trabalhos corporais, físicos e de visitações, a fim de estimular a química cerebral de diversas formas e ajudar o paciente a encontrar novamente o sentido da vida.


Para que não tem condições financeiras de arcar com o tratamento, o Anthropos possui seu setor de atendimento às pessoas carentes, a Clínica Social. Sá declarou que a ideia da clínica social é proporcionar atendimento e tratamento psicológico para aqueles, principalmente, não podem pagar por uma sessão com um profissional, mas também, os que possuem algum receio de procurar ajuda psicológica por se sentirem distantes desse mundo de cuidado. “É uma forma de aproximá-los da terapia, do autocuidado”, conclui.


Dados sobre a Depressão no mundo


A OMS diz que em todo o mundo, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, de diferentes faixas etárias, sofram de depressão. No mundo, isso significa cera de 4,4% da população, já no Brasil, 5,8% dos moradores do país da alegria sofrem do transtorno.

A nível Global, 800 mil pessoas não suportam os transtornos que a doença provoca e morrem todos os anos.





Como prevenir


Produção: Davi Vasconcelos Santos/ Dados: Ministério da Saúde









Bình luận


© 2019 por Bixcoito Diário. Todos os direitos reservados. 

Quem somos

Site criado pelos alunos de jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro para a disciplina de Laboratório de Jornalismo de Plataformas Digitais.

bottom of page