Cursos Populares ajudam no ingresso em universidades públicas
- bixcoitodiario
- 10 de abr. de 2019
- 4 min de leitura
No Rio de Janeiro, ainda há vagas para aqueles que querem conseguir entrar no ensino superior
Por: Vitor Santos
Maria Clara Santos está no terceiro período da faculdade de Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Quando ainda cursava o último ano do Ensino Médio, ela passou a frequentar o pré-vestibular comunitário São José (PVCSJ). Segundo a estudante, a experiência foi positiva para sua formação, pois não teria condições de pagar por um curso privado. A aluna reforça o incentivo dos professores, que trabalhavam como voluntários no curso. “Eles realmente acreditam e fazem porque gostam. É um incentivo para continuar os estudos, mesmo que a realidade mostre a universidade como algo inalcançável”, explica.
Vários dos cursos de pré-vestibulares comunitários já tiveram suas inscrições encerradas, mas ainda existem oportunidades para os adolescentes e adultos que sonham com uma vaga no ensino superior, contudo não possuem recursos suficientes para pagar um curso particular.
O PVCSJ, curso de Maria Clara, foi criado em 1988 nos fundos de uma paróquia no bairro do Engenho de Dentro, com a missão de dar condições para que os estudantes tivessem acesso à universidade, além de estimular noções de ética e solidariedade. O curso já possui mais de 170 aprovações em concursos por todo o Brasil, e conta com todas as disciplinas obrigatórias do vestibular. Desde março, as aulas passam a ocorrer aos sábados e aos domingos de 8 horas às 18 horas e 30 minutos. Segundo Luiz Otávio Oliani, um dos coordenadores do PVCSJ, são realizadas de 60 a 100 inscrições de novos alunos ao longo do ano, sendo este número variável em razão das dificuldades de permanência de alguns alunos, por razões familiares e financeiras.
Outra opção é o recém-criado pré-vestibular Só Cria, uma iniciativa de um conjunto de jovens moradores da favela da Rocinha que se reunia em rodas de debates durante as eleições presidenciais. Dessas reuniões, surgiu o coletivo Movimento Rocinha e a intenção de criar o curso, que deve contar com uma turma de 40 alunos, com aulas de Maio até Dezembro.
“Nosso critério de seleção parte do desejo e querer dos participantes; não queremos testá-los através de uma prova, mas sim por uma conversa. Partimos do pensamento que há pessoas que são marginalizadas, e que o acesso às universidades parece estar distante por conta de fatores do dia a dia. Queremos que os alunos entendam que estamos aqui para ajudá-los; não queremos que mães solteiras deixem de participar porque não tem com quem deixar seu filho, sempre haverá coordenadores e voluntários acompanhando as crianças”, destaca um dos membros do coletivo. As aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira de 19 horas às 22 horas no CIEP 303 Ayrton Senna da Silva.

A Firjan Sesi também está com mais de 2,9 mil vagas abertas para o curso Pré-Enem em todo o estado. Na capital, há oportunidades nas unidades do Maracanã, Jacarepaguá e Benfica. Os interessados precisam estar cursando o segundo ou terceiro ano do Ensino Médio (Educação Regular ou Educação Jovens e Adultos) em qualquer escola da rede pública ou terem concluído o Ensino Médio. A idade mínima é de 15 anos. O curso possui carga horária de 336 horas, divididas nas áreas de Linguagens, Ciências Humanas e Projetos de Vida.
Conheça alguns cursos com vagas abertas e veja como se inscrever:
Pré- Vestibular Comunitário São José:
Para realizar a inscrição é preciso comparecer pessoalmente à Igreja Nossa Senhora da Conceição e São José, Avenida Amaro Cavalcanti nº 1761, Engenho de Dentro, e procurar a Biblioteca Cônego Antonio Montenegro aos sábados e domingos entre 8 horas e 18 horas e 30 minutos.
Documentação exigida: RG; CPF; comprovante de renda; de residência; e de escolaridade; duas fotos 3x4, e uma colaboração de R$ 20,00. No ato da inscrição, haverá uma redação sobre os motivos que levaram o(a) aluno(a) a procurar o curso.
Mais informações: 99969- 8152
Só Cria – Pré-Vestibular Popular da Rocinha
Inscrições abertas até o dia 15 de abril. Preencher o formulário na página: https://www.facebook.com/socriaprevest/.
FIRJAN SESI
Inscrições abertas até o dia 12 de abril. Para se candidatar, é necessário ir a uma das Escolas Firjan Sesi, de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 16 horas. Menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável. O candidato precisa apresentar os seguintes documentos (original e cópia): RG; CPF do candidato e do responsável (para menores de 18 anos); comprovante de escolaridade; comprovante de residência; autodeclaração de baixa renda feita de próprio punho pelo candidato maior de 18 anos (ou pelo responsável do candidato menor), e duas fotos 3x4.
Endereço das unidades no Rio de Janeiro:
Instituto SENAI de Tecnologia Automação e Simulação da Firjan SENAI Benfica (Praça Natividade Saldanha, 19, Benfica) – 70 vagas;
Jacarepaguá (Avenida Geremário Dantas, 342, Tanque) – 245 vagas;
Maracanã (Rua São Francisco Xavier, 417) – 350 vagas.
EDUCAFRO RIO
Inscrições até o dia 30 de maio para as vagas do pré-vestibular comunitário EDUCAFRO RIO. Preencher o formulário no endereço: https://educafrorio.org/inscricao-para-pre-vestibular-educafro-rio-2019/.
Fundação CECIERJ
No dia 22 de abril, serão abertas vagas para o Pré-Vestibular Intensivo.
Mais informações: http://cederj.edu.br/prevestibular/.
Comments