top of page

Cursos Populares ajudam no ingresso em universidades públicas

  • bixcoitodiario
  • 10 de abr. de 2019
  • 4 min de leitura

No Rio de Janeiro, ainda há vagas para aqueles que querem conseguir entrar no ensino superior



Por: Vitor Santos

Maria Clara Santos está no terceiro período da faculdade de Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Quando ainda cursava o último ano do Ensino Médio, ela passou a frequentar o pré-vestibular comunitário São José (PVCSJ). Segundo a estudante, a experiência foi positiva para sua formação, pois não teria condições de pagar por um curso privado. A aluna reforça o incentivo dos professores, que trabalhavam como voluntários no curso. “Eles realmente acreditam e fazem porque gostam. É um incentivo para continuar os estudos, mesmo que a realidade mostre a universidade como algo inalcançável”, explica.


Vários dos cursos de pré-vestibulares comunitários já tiveram suas inscrições encerradas, mas ainda existem oportunidades para os adolescentes e adultos que sonham com uma vaga no ensino superior, contudo não possuem recursos suficientes para pagar um curso particular.


O PVCSJ, curso de Maria Clara, foi criado em 1988 nos fundos de uma paróquia no bairro do Engenho de Dentro, com a missão de dar condições para que os estudantes tivessem acesso à universidade, além de estimular noções de ética e solidariedade. O curso já possui mais de 170 aprovações em concursos por todo o Brasil, e conta com todas as disciplinas obrigatórias do vestibular. Desde março, as aulas passam a ocorrer aos sábados e aos domingos de 8 horas às 18 horas e 30 minutos. Segundo Luiz Otávio Oliani, um dos coordenadores do PVCSJ, são realizadas de 60 a 100 inscrições de novos alunos ao longo do ano, sendo este número variável em razão das dificuldades de permanência de alguns alunos, por razões familiares e financeiras.


Outra opção é o recém-criado pré-vestibular Só Cria, uma iniciativa de um conjunto de jovens moradores da favela da Rocinha que se reunia em rodas de debates durante as eleições presidenciais. Dessas reuniões, surgiu o coletivo Movimento Rocinha e a intenção de criar o curso, que deve contar com uma turma de 40 alunos, com aulas de Maio até Dezembro.


“Nosso critério de seleção parte do desejo e querer dos participantes; não queremos testá-los através de uma prova, mas sim por uma conversa. Partimos do pensamento que há pessoas que são marginalizadas, e que o acesso às universidades parece estar distante por conta de fatores do dia a dia. Queremos que os alunos entendam que estamos aqui para ajudá-los; não queremos que mães solteiras deixem de participar porque não tem com quem deixar seu filho, sempre haverá coordenadores e voluntários acompanhando as crianças”, destaca um dos membros do coletivo. As aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira de 19 horas às 22 horas no CIEP 303 Ayrton Senna da Silva.



Membros do Movimento Rocinha divulgando as inscrições online nas salas do nas salas do CIEP 303 Ayrton Senna da Silva/ Foto: Facebook


A Firjan Sesi também está com mais de 2,9 mil vagas abertas para o curso Pré-Enem em todo o estado. Na capital, há oportunidades nas unidades do Maracanã, Jacarepaguá e Benfica. Os interessados precisam estar cursando o segundo ou terceiro ano do Ensino Médio (Educação Regular ou Educação Jovens e Adultos) em qualquer escola da rede pública ou terem concluído o Ensino Médio. A idade mínima é de 15 anos. O curso possui carga horária de 336 horas, divididas nas áreas de Linguagens, Ciências Humanas e Projetos de Vida.


Conheça alguns cursos com vagas abertas e veja como se inscrever:


Pré- Vestibular Comunitário São José:

Para realizar a inscrição é preciso comparecer pessoalmente à Igreja Nossa Senhora da Conceição e São José, Avenida Amaro Cavalcanti nº 1761, Engenho de Dentro, e procurar a Biblioteca Cônego Antonio Montenegro aos sábados e domingos entre 8 horas e 18 horas e 30 minutos.

Documentação exigida: RG; CPF; comprovante de renda; de residência; e de escolaridade; duas fotos 3x4, e uma colaboração de R$ 20,00. No ato da inscrição, haverá uma redação sobre os motivos que levaram o(a) aluno(a) a procurar o curso.

Mais informações: 99969- 8152


Só Cria – Pré-Vestibular Popular da Rocinha

Inscrições abertas até o dia 15 de abril. Preencher o formulário na página: https://www.facebook.com/socriaprevest/.


FIRJAN SESI

Inscrições abertas até o dia 12 de abril. Para se candidatar, é necessário ir a uma das Escolas Firjan Sesi, de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 16 horas. Menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável. O candidato precisa apresentar os seguintes documentos (original e cópia): RG; CPF do candidato e do responsável (para menores de 18 anos); comprovante de escolaridade; comprovante de residência; autodeclaração de baixa renda feita de próprio punho pelo candidato maior de 18 anos (ou pelo responsável do candidato menor), e duas fotos 3x4.


Endereço das unidades no Rio de Janeiro:

Instituto SENAI de Tecnologia Automação e Simulação da Firjan SENAI Benfica (Praça Natividade Saldanha, 19, Benfica) – 70 vagas;

Jacarepaguá (Avenida Geremário Dantas, 342, Tanque) – 245 vagas;

Maracanã (Rua São Francisco Xavier, 417) – 350 vagas.



EDUCAFRO RIO

Inscrições até o dia 30 de maio para as vagas do pré-vestibular comunitário EDUCAFRO RIO. Preencher o formulário no endereço: https://educafrorio.org/inscricao-para-pre-vestibular-educafro-rio-2019/.


Fundação CECIERJ

No dia 22 de abril, serão abertas vagas para o Pré-Vestibular Intensivo.



Comments


© 2019 por Bixcoito Diário. Todos os direitos reservados. 

Quem somos

Site criado pelos alunos de jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro para a disciplina de Laboratório de Jornalismo de Plataformas Digitais.

bottom of page